Petrópolis recebe novo equipamento de perícia criminal doado ao município pela Secretaria de Polícia Civil do Estado

Aparelho, que traz modernidade e agilidade às investigações, permite que diversos exames sejam realizados em corpos sem que seja necessário fazer qualquer tipo de corte

O prefeito Bernardo Rossi recebeu, na manhã desta quarta-feira (24/06), o mais novo equipamento que será utilizado pela parte técnica da Polícia Civil na investigação de crimes na cidade. O Flatscan é um aparelho moderno e de alta tecnologia, que proporciona 100% de precisão e rapidez em perícias de mortes decorrentes de ferimentos provocados por armas de fogo, lesões internas e traumatismos em acidentes de trânsito e quedas de alturas elevadas. A máquina permite que diversos exames sejam realizados em corpos sem que seja necessário fazer qualquer tipo de corte.

“Estamos muito felizes com essa grande parceria entre a prefeitura e a Polícia Civil, recebendo esse equipamento que é de fundamental importância e vai dar mais agilidade às investigações de crimes em Petrópolis. Esse pedido nos foi feito ano passado pelo Dr. Alexandre Ziehe e, hoje, temos a alegria de dar início aos trabalhos policiais com esse auxílio técnico. Aproveito para lembrar que o Flatscan vai acelerar o trabalho dos peritos criminais em casos mais complicados e, mais uma vez, Petrópolis consegue sair na frente e se manter como a cidade mais segura do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

Para que o equipamento pudesse ser instalado, o local passou por obras realizadas em parceria entre a prefeitura e a Faculdade Arthur Sá Earp (FASE). O aparelho realiza imagens em 3D e exclui a necessidade de corte ou desmembramento dos corpos, agilizando as investigações e preservando o cadáver.

“O mais importante em relação ao recebimento do aparelho é a velocidade que ele vai dar às investigações criminais. Posso dizer que é um investimento para a segurança pública. Quanto mais tecnologia de ponta a cidade disponibiliza à polícia, mais seguro permanece o município. A partir de agora, o perito legista vai ter mais rapidez nos processos de investigação. A partir de agora o trabalho da polícia será realizado com muito mais precisão”, afirmou a delegada titular da 105ªDP, Dra. Juliana Ziehe.

Segundo a diretora do Posto Regional de Polícia Técnico Científica de Petrópolis, e Perito Médico Legista, Mary Laura Villar, o aparelho vem contribuir de forma consistente com a cidade. “Nossos técnicos vão utilizar o aparelho com mais rapidez, principalmente nos casos de perfuração por armas de fogo, agilizando o trabalho de forma ímpar. Ficamos muito felizes com o novo equipamento e com o fortalecimento da política pública de segurança. A parceria entre a prefeitura e a Polícia Civil é da maior importância para nosso município”, finalizou a diretora.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também