Petrópolis Iluminada segue com manutenções de pontos de luz

O programa Petrópolis Iluminada, que já fez a instalação de 473 luminárias de LED em cinco bairros, também mantém outro serviço em dia: a manutenção da rede de iluminação pública. Em quase sete meses deste ano, já foram realizados 9.497 reparos de pontos de luz em 84 bairros e comunidades do município.

“Nós temos um compromisso muito grande com a iluminação pública, porque sabemos que iluminação significa segurança para os petropolitanos na volta para casa e para quem acorda cedo para trabalhar. Por isso, continuamos investindo muito em diversos trabalhos: instalação de LED, extensão de rede e manutenção dos pontos de luz, para garantir que o serviço vai ser realizado plenamente para os moradores”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

A manutenção da rede é feita a partir de demandas dos moradores e inspeções realizadas nos locais pelos próprios funcionários.

“A maior parte do serviço é feito pela equipe que identifica, no local, que é necessário mais reparos do que o solicitado. Mas nós mantemos os nossos canais para solicitações abertos para que a população peça as manutenções e, assim, a gente possa manter o serviço em dia”, ressalta a secretária de Serviços, Karina Bronzo.

Por causa da pandemia de coronavírus, o atendimento está ocorrendo por telefone e pela internet.

São dois números disponibilizados para os pedidos: 9 8132-9222 (atendimento entre 07h às 12h40) e 9 8188-5504 (atendimento entre 13h e 18h40). Também é possível apresentar solicitações pelo aplicativo de smartphone “Petrópolis IP”, disponível para celulares com sistema operacional Android e iOS. O terceiro caminho é o site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

A recomendação é que o morador verifique no braço da luminária ou mesmo no poste a numeração que identifica o ponto de luz – essa informação vai ajudar as equipes de trabalho a encontrarem o ponto com maior velocidade e precisão. Outra colaboração é indicar o serviço necessário, que pode ser desde troca de lâmpada que fica apagada a noite ou acessa durante o dia; lâmpada apagando e acendendo; luminária ou braço da luminária danificado; fiação partida na via; ou ainda luminosidade ruim. Essas duas informações ajudam a agilizar o atendimento da demanda.

Ao mesmo tempo, a instalação de LED continua. Depois da conclusão no São Sebastião, na Posse, no Atílio Marotti e no Siméria, o trabalho continuou na Rua Nossa Senhora da Glória, Bairro da Glória, nesta sexta – até quinta-feira (23/07), 473 luminárias foram posicionadas. O planejamento segue até novembro e prevê a instalação de mais de 1,7 mil luminárias em 28 bairros.

O serviço de instalação de LED realizado agora é fruto de um planejamento feito pelo Departamento de Iluminação Pública, que levou em consideração os índices de iluminação estabelecidos pela ABNT para cada tipo de rua atendida. Lâmpadas comuns com potências 70 a 250 watts estão sendo substituídas por luminárias de 50 a 180 watts – ou seja, reduzem o gasto de energia. Além disso, esses equipamentos têm maior durabilidade, demandando menos manutenções. Por esses dois fatores, a estimativa é que a economia com as 1,7 mil luminárias instaladas neste momento passe de R$ 100 mil em um ano.

Tanto a manutenção da rede quanto a instalação de LED são realizados pela empresa Vitorialuz.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também