Parada Iluminada lota a Rua do Imperador e programação do Natal Imperial é sucesso entre turistas e moradores

A programação – para todos os gostos – deste Natal Imperial tem agradado turistas e visitantes, mas, neste domingo (09.12) o destaque ficou por conta da Parada Iluminada, que emocionou o público com seus cerca de 300 desfilantes contando a história de Natal em plena Rua do Imperador, no Centro Histórico. As calçadas ficaram lotadas com, principalmente, crianças encantadas com as fantasias e os carros alegóricos. No próximo fim de semana, o evento será duplo, com desfiles no sábado (15.12), às 21h, e no domingo (16.12), às 20h.

“O desfile foi lindo, as pessoas saíram encantadas. Muitas pessoas estavam vendo pela primeira vez e outras estavam voltando porque adoraram no ano passado. Conseguimos passar um pouquinho o sentimento de verdadeiro espírito de Natal, que é um dos nossos principais objetivos com a festa. E devemos muito desse sucesso ao envolvimento do próprio petropolitano, que desfilou, dançou, cantou e animou o público”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

“Dividido” em três setores, o desfile contou com a “Anunciação”, narrando o nascimento do menino Jesus, com anjos, estrelas, fadas e presépio vivo na primeira parte. Já no segundo, o público acompanhou todo o “simbolismo natalino”, com confeiteiros, soldadinhos, bonecas, e outros elementos desse período do ano. No terceiro, foi o “Reino Encantado de Papai Noel” com, claro, a presença do bom velhinho em um trenzinho totalmente renovado, além da presença de seus ajudantes gnomos. Os cantores Larissa Viana, Gabriel Silva, Valentina Francisco e Mila Matoso, que dão voz à trilha sonora do desfile, também participaram do evento.

“Foi emocionante ver o entusiasmo das pessoas, a alegria das crianças, que ficaram vidradas com as fantasias e os carros. O fim de semana começou com uma chuva que não deu trégua, mas mesmo assim o público compareceu aos eventos, e no domingo tivemos um dia maravilhoso, sem chuva, que deu para os visitantes e moradores da cidade curtirem o desfile sem problemas”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Leonardo Randolfo.

Nas ruas, o que se via era, principalmente, visitantes de fora da cidade. A funcionária pública Rosemere Alves, que é nascida em Petrópolis, mas hoje mora em Brasília disse ter ficado encantada com o desfile e com toda decoração para o Natal. “Adorei, vim exclusivamente para a festa e achei tudo lindo. Nunca imaginei ver minha cidade assim”, disse. “No ano passado eu vim e achei lindo, então chamei a minha sobrinha para vir esse ano. Vou passar a vir todos os anos agora”, completou a tia dela, Alenyr Antunes, que é moradora de Cabo Frio.

Programação movimentou o domingo durante todo o dia

Entre os destaques da programação de domingo esteve a apresentação da cantora italiana Mafalda Minnozzi, na Praça da Liberdade – a Vila Imperial. A artista disse estar encantada com a festa. “Estou muito feliz em estar nessa cidade, que é um esplendor. O Natal Imperial por mais um ano está cheio de atrações. Hoje (domingo) mesmo estão acontecendo vários eventos por toda da cidade. Parabéns a cidade e ao Natal Imperial, esta festa tão linda”, destacou Mafalda

Ainda na praça, mais de 12 integrantes da Camerata Ação Social pela Música se apresentaram também no domingo. O grupo apresentou um repertório de música clássica aos melhores sons da música popular brasileira. “Amo Petrópolis, a decoração natalina está linda. Mesmo com a chuva de ontem, fizemos outros programas em lugares fechados, também aproveitamos bastante. Hoje estamos ansiosos para ver a decoração durante a noite e começamos bem ao som dessa orquestra maravilhosa aqui na praça”, contou a nutricionista moradora do Rio De Janeiro Daniela Rezende, que estava com toda a família e amigos.

No Palácio de Cristal, o Doce Natal também ficou lotado na tarde deste domingo durante a apresentação do Coral do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Pró-Tempore. Os 23 componentes da melhor idade cantaram um repertório amplo com músicas clássicas e sucessos da música popular brasileira.

Outro destaque foi o Túnel de Luz da Rua 16 de março, que esteve lotado em todas as apresentações e contou até com uma apresentação extra para o público.

Já no Quitandinha, a programação do Sesc encantou o público com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Com clássicos do Natal como “O Quebra Nozes”, de Tchaikovsky e “Danúbio Azul”, de Stauss, o maestro Lee Mills regeu não só os músicos, mas o público que prestigiou o evento, que cantou aplaudiu o espetáculo de pé.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também

Leave a Comment