A equipe do Procon Petrópolis realizou nesta terça-feira (08.10) a segunda fase da “Operação Puro Malte”, desta vez nos distritos. Três estabelecimentos foram fiscalizados e autuados em Itaipava. A equipe flagrou 61,7 litros de cervejas impróprios para o consumo, além de alimentos vencidos, com embalagem violada e sem informações de lote. Na ação, foram descartados 180 itens encontrados nos três estabelecimentos.

A operação teve início no Procon, após uma denúncia feita ao órgão, no Dia Internacional da Cerveja – 02 de agosto. O objetivo da ação é fiscalizar os estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas, com foco na cerveja, verificando a data de validade e o acondicionamento dos produtos. Todos os produtos flagrados com irregularidades, como rótulos de cerveja, achocolatados, refrigerante, chocolate, biscoito, amendoim, suco, entre outros, foram retirados da estante de venda e descartados na frente dos responsáveis pelos estabelecimentos, que foram autuados.

“Esta é a segunda fase da Operação Puro Malte. Fiscalizamos os estabelecimentos que comercializam bebidas alcóolicas, e constatamos irregularidades nos locais. Presamos pela saúde e segurança do consumidor. A ação nos distritos mostra a importância da fiscalização – na primeira fase descartamos 25 litros de cerveja, e agora 61 litros. A Operação é mais um avanço e uma ação inovadora do Procon, protegendo a sociedade e seus direitos”, destacou o coordenador do Procon Petrópolis, Bernardo Sabrá.

Toda a operação acontece conforme previsto na lei 8.078/1990, no Código de Defesa do Consumidor. A orientação do Procon é para que o consumidor fique atento à data de validade dos produtos quando for realizar a compra. Se checar que um determinado produto venceu a recomendação é chamar o gerente e exigir a retirada da área de venda. Caso compre o produto vencido, a indicação é levar a nota e pedir a troca daquele produto no estabelecimento. Se o consumidor encontrar qualquer problema é indicado ir ao Procon e protocolar uma denúncia.

Denúncias sobre irregularidades podem ser feita na unidade do Procon que funciona na Rua Dr. Moreira da Fonseca 33, no Centro, ao lado da Câmara dos Vereadores. Os telefones para contato são o 2246-8469 / 8470/ 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Há, ainda, a unidade de Itaipava, que fica na Estrada União e Indústria 11.860, no Centro de Cidadania. Os usuários também têm como opção o WhatsApp Denúncia pelo 92257-5837 e o site www.petropolis.rj.gov.br/procon e o serviço de mensagens da página Procon Petrópolis no Facebook.