Foto: Arquivo / Prefeitura de Petrópolis

Ônibus Lilás volta a atender mulheres de comunidades mais distantes

A ideia é acolher e orientar as mulheres, especialmente as vítimas de violência doméstica.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Com os atendimentos suspensos desde o início da pandemia, em março de 2020, o Ônibus Lilás do Centro de Referência em Atendimento à Mulher – CRAM, voltará a oferecer atendimento nas comunidades mais distantes a partir de fevereiro. Na estrutura, as equipes oferecem serviços multidisciplinares, psicólogos e auxílio jurídico. A ideia é acolher e orientar as mulheres, especialmente as vítimas de violência doméstica.

“O ônibus lilás é uma estrutura itinerante que aproxima as mulheres de quem pode orientá-las e ajudá-las. Ver este importante equipamento do município mais perto serve de estímulo para as mulheres peçam orientação e façam denúncias. Elas percebem que a rede de apoio está mais perto delas”, diz o prefeito interino Hingo Hammes.

A primeira comunidade a receber a estrutura será o Vila Rica. De acordo com Ana Luiza Franco, coordenadora do CRAM, o objetivo é difundir ainda mais a Lei Maria da Penha, suas formas de prevenção e mecanismos para romper com a situação de violência. “A estrutura é uma importante ferramenta pois facilita o acesso de mulheres das áreas mais distantes, contribuindo para que conheçam os seus direitos”, explica.

Ela lembra que as equipes também orientam sobre outros atendimentos, por exemplo, dúvidas relacionadas a pensão alimentícia, entre outras. “O equipamento tem salas que garantem a privacidade delas. Estaremos atentas às normas de higiene e distanciamento social e o uso de máscaras”, garantiu
O ônibus começa a circular no dia 13 de fevereiro e os atendimentos acontecem sempre de 9h às 14h. Veja o cronograma:

13/02 – Escola Santa Teresinha, no Vila Rica.
27/02 – Praça de Secretário, em Secretário.
06/03 – Posto de Saúde da Posse
13/03 – Posto de Saúde do Brejal
20/03 – Escola M. Amélia Antunes Rabelo, em Madame Machado
27/03 – Escola Paulo Montes, em Araras.
03/04 – Escola Abelardo Delamare, no Caxambu.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.