Foto: Divulgação/ASCOM

Ônibus Lilás já garantiu atendimento de 40 mulheres por meio do Acelera Petrópolis

Na próxima sexta-feira, a estrutura vai estar no Cidade Nova, de 9h às 14h, na Paróquia São Sebastião do Carangola.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O ônibus lilás do Centro de Referência em Atendimento a Mulher – CRAM se tornou um importante aliado do programa Acelera Petrópolis, que está sendo desenvolvido pela Prefeitura. A estrutura, que oferece atendimentos com psicólogos, assistente social e uma advogada já esteve no Alto Independência, Roseiral, Vicenzo Rivetti e Vale do Carangola e um total de 40 mulheres já foram recebidas no espaço.


“A presença do ônibus lilás dentro do Acelera Petrópolis é fundamental para garantirmos que as políticas públicas cheguem até as mulheres das comunidades. Muitas delas precisam de orientação e, as vezes, não conseguem sair de seus bairros para buscar o apoio e orientações relacionadas ou não a casos de violência doméstica”, disse o prefeito interino Hingo Hammes.


Para a coordenadora do CRAM, Ana Luiza Franco, acompanhando o Acelera Petrópolis, a instituição consegue identificar as mulheres que vivenciam situações de violência dentro das comunidades, mas que não conseguem ser ouvidas ou se locomoverem até o equipamento, no centro da cidade.


“A nossa intenção é levar orientação às mulheres de uma forma acolhedora, abrindo um espaço para que se sintam seguras para compartilhar dúvidas e sentimentos, e além disso, conscientizar para que as que sofreram algum tipo de violência denunciem”, explica a coordenadora do CRAM.


A equipe que atua no ônibus lilás esclarece dúvidas e passa orientações as moradoras sobre diferentes assuntos, inclusive pensão alimentícia. A busca inicial geralmente é por questões jurídicas como guarda dos filhos e também procura por psicóloga. Mas em diversos atendimentos, descobrimos na conversa que a mulher sofre algum tipo de violência e que, muita das vezes, nem ela identificou. Acompanhar o Acelera Petrópolis está permitindo que elas sejam esclarecidas”, completa Ana Luiza.


Na próxima sexta-feira, a estrutura vai estar no Cidade Nova, de 9h às 14h, na Paróquia São Sebastião do Carangola.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.