Motoristas de ônibus intermunicipais terão que fazer treinamento de respeito ao ciclista

Os motoristas de ônibus intermunicipais serão obrigados a fazer treinamento para o respeito ao trânsito de bicicletas e similares em via pública. É o que define a Lei 8.715, do ex-deputado Wanderson Nogueira, que foi sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada pelo Diário Oficial do Executivo, nesta segunda-feira (27/01).

Segundo a norma, o treinamento deverá ser realizado pelas empresas concessionárias dos serviços de transporte público, na admissão do condutor, anualmente e quando o motorista cometer infrações ou se envolver em acidentes com bicicletas. Ele incluirá estudo da legislação sobre o trânsito específica e capacitação prática para a convivência com os ciclistas. O motorista que não receber o treinamento não poderá trabalhar e a empresa estará sujeita à multa a ser estabelecida pelo órgão competente.

“O uso de bicicletas como meio de transporte é uma alternativa muito importante para a mobilidade urbana. Os ônibus e as bicicletas são veículos que circulam próximo aos bordos de pista. Com a desproporção de tamanho entre eles, a vida e a integridade do ciclista ficam ameaçadas caso o condutor do veículo de maior porte não obedeça aos instrumentos de preservação vigentes em nossa legislação”, explicou o ex-parlamentar.

Fonte: Alerj

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também