Foto: Reuters/Dado Ruvic

Governo antecipará aplicação da segunda dose da AstraZeneca no estado do Rio

Objetivo é diminuir a proliferação da variante Delta da Covid-19.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O Governo do Estado do Rio de Janeiro informou, na última segunda-feira (12), que haverá uma antecipação no prazo de aplicação do imunizante Oxford/AstraZeneca contra o novo Coronavírus. Será publicado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) ao longo destra terça-feira (13), uma deliberação diminuindo o intervalo entre as duas doses da vacina de 12 para 8 semanas.

Segundo informações da Secretaria, a ação foi decidida juntamente com um representante do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e posteriormente foi realizada uma consulta ao grupo de especialistas e epidemiologistas da SES. “A medida visa acelerar ainda mais o esquema vacinal, tendo em vista que os municípios já estão com estoque disponível do imunizante para a segunda dose”, afirmou a Secretaria.

Ainda de acordo com a SES, a diminuição do intervalo entre as doses da vacina AstraZeneca está de acordo com as normas estipuladas na bula do imunizante contra a Covid-19. ” A SES esclarece que todas as vacinas disponíveis no Brasil são eficazes para o processo de imunização, como indicam estudos. E reforça que a população retorne aos postos de saúde para aplicação da segunda dose, completando o esquema vacinal”, informou.

Um dos motivos de grande preocupação das autoridades competentes, é o avanço da variante Delta do vírus Sars-CoV-2, que é considerada mais letal e contagiosa em relação as demais. A antecipação da aplicação da segunda dose da vacina, é uma tentativa do Governo de “frear” o avanço desta variante.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.