Reprodução / Alerj

Escolas públicas terão torneiras automáticas e lâmpadas de LED

As escolas públicas estaduais passarão a ter torneiras automáticas e lâmpadas de LED com sensor de presença. A determinação é da Lei 8673/19 da deputada Rosane Félix (PSD), que institui o programa “Escola Inteligente, Consumo Consciente” para reduzir o desperdício de água e energia elétrica. A norma foi sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada no Diário Oficial do Poder Executivo desta sexta-feira (20/12).

De acordo com a norma, os equipamentos elétricos serão substituídos por modelos mais novos, que consumam menos energia; além da realização de visitas periódicas para manutenção das redes elétrica e hidráulica das escolas. Também deverão ser realizadas ações de conscientização, envolvendo os profissionais das escolas e as famílias dos alunos sobre o desperdício de água e luz.

“O objetivo é otimizar o consumo de água e energia elétrica nas escolas, incentivando o uso racional, contribuindo com o meio ambiente e gerando economia aos cofres públicos. As medidas vão possibilitar a redução nos custos, modernização das escolas com a utilização de novos equipamentos mais econômicos e a conscientização sobre a importância do consumo inteligente em nossa sociedade”, justificou a autora da norma.

Fonte: Alerj

Crédito da foto: Reprodução / Alerj

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também

Leave a Comment