Foto: Divulgação

Detran destina um dia de atendimento especial para pessoas com deficiência

Nessa data, pessoas com deficiência poderão realizar os serviços de identificação civil e habilitação em qualquer unidade do departamento, sem necessidade de agendamento.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Para promover a inclusão de pessoas com deficiência, o Detran.RJ vai realizar nesta sexta-feira, dia 2 de julho, mais uma edição do Dia D, um dia destinado ao atendimento prioritário do público PCD. 

Nessa data, pessoas com deficiência poderão realizar os serviços de identificação civil e habilitação em qualquer unidade do departamento, sem necessidade de agendamento. Os serviços veiculares serão disponibilizados, também sem agendamento prévio, mas somente no posto Detran Acessível – PCD, que fica na Avenida Francisco Bicalho (entrada pela Rua Idalina Senra, 35), em São Cristóvão.

Também estará disponível para o público PCD a inscrição para o programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para a obtenção da CNH. Para se inscrever, o candidato deverá comparecer também ao Posto Detran Acessível – PCD (Francisco Bicalho), das 8h às 16h, ou procurar uma das 13 Ciretrans (listadas abaixo) que receberão as inscrições.

– O Dia D é um dia muito especial. Além de ser uma data específica para atender com prioridade as pessoas com deficiência, este ano elas poderão ser recebidas num posto totalmente adaptado, com atendimento e mobilidade adequados, onde poderão realizar aulas práticas gratuitas para obtenção da primeira habilitação – destaca o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.


Haverá, ainda, o curso Oficina Sob Medida, que ensina noções básicas de mecânica e elétrica dos automóveis. O curso será ministrado na Escola Pública de Trânsito (EPT), que fica na Avenida Mem de Sá, 163, na Lapa, das 9h às 13h.

– O evento marca o retorno das inscrições do Cidadania Sobre Rodas, principal programa de primeira habilitação, promovido pelo Detran de forma totalmente gratuita. Além disso, os usuários PCDs terão prioridade para a realização dos diversos serviços disponibilizados pelo departamento, bastando apenas comparecer às unidades com a documentação exigida – explica o presidente da Comissão PCD, Alex Pereira.


Documentos necessários

A emissão de identidade será gratuita, assim como os serviços de primeira habilitação e renovação da carteira de motorista. Os atendimentos serão feitos com a apresentação de laudo médico original, emitido nos últimos seis meses, informando o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência.

Os interessados devem verificar no site do Detran (www.detran.rj.gov.br) quais os documentos obrigatórios para fazer cada serviço que desejam. Por exemplo, para tirar a identidade, é necessário apresentar original e cópia da certidão de nascimento ou casamento – dependendo do estado civil do requerente.

Os candidatos ao curso de direção Cidadania Sobre Rodas precisam levar original e cópia da carteira de identidade, original e cópia do CPF, original e cópia do comprovante de residência ou domicílio no Estado do Rio de Janeiro (conta de água, luz ou telefone) – caso não possa apresentar a referida documentação, o candidato deverá preencher a Declaração de Residência fornecida pelo Detran no ato de abertura do processo administrativo. Também é necessário estar com o laudo médico recente, emitido nos últimos seis meses, contendo o tipo e grau da deficiência, além do código da tabela CID-10.

As próximas edições do Dia D acontecerão nos dias 24/09 (Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21/09) e 03/12 (Dia Internacional da Pessoa com Deficiência).

Posto Detran Acessível – PCD

O Detran.RJ inaugurou, em maio, o primeiro posto do Brasil exclusivamente voltado para o atendimento a pessoas com deficiência e idosos. O espaço, localizado na Avenida Francisco Bicalho, passou por uma reforma e foi todo adaptado para receber este público. Na unidade, que se chama Posto de Atendimento Detran Acessível – PCD, estão sendo oferecidos os serviços de veículos, habilitação e identificação civil.

Para melhor atender quem vai ao posto, uma van do Detran.RJ fica disponível para os usuários todos os dias, de hora em hora, seguindo da Radial Oeste, próximo às estações de Metrô e de trem de São Cristóvão, até o posto. O primeiro transporte começa às 7h30min. O último retorna do posto para a parada na Radial Oeste às 16h30min. Há um pequeno intervalo no atendimento das 11h30min até as 12h30min.

Ciretrans

Confira as unidades onde o público PCD poderá se inscrever para o programa “Cidadania Sobre Rodas”, das 8h às 17h:

21ª CIRETRAN – ANGRA DOS REIS

– Rua Poeta Brasil dos Reis, s/nº 

 8ª CIRETRAN – ARARUAMA

– Av. Getúlio Vargas s/n – Parque Hotel – ao lado da UPA

23ª CIRETRAN – BARRA DO PIRAÍ

– Av. Prefeito Iago José Castro Valério, nº 452 – Oficinas Velhas  

20ª CIRETRAN – CABO FRIO

– Rua Meira Junior, s/nº – Centro   

2ª CIRETRAN – CAMPOS DOS GOYTACAZES

– Rua Barão de Miracema, nº 246 – Centro

7ª CIRETRAN – DUQUE DE CAXIAS

– Av. Brigadeiro  Lima e Silva, 23 – 25 de agosto

26ª CIRETRAN – ITABORAÍ

– Avenida 22 de Maio, s/n – Terminal Coderte – Venda das Pedras

27ª CIRETRAN – MESQUITA

– Rua Juliana, nº 478 – Santo Elias   

25ª CIRETRAN – MIRACEMA

– Praça Ary Parreiras, nº 171 – Centro         

1ª CIRETRAN – NITEROI

 – Rua Desidério de Oliveira, s/nº – Centro

4ª CIRETRAN – NOVA IGUAÇU

– Av. Abílio Augusto Távora, nº 1111, Sl 4080/81- Shopping  Nova Iguaçu – Bairro Luz

5ª CIRETRAN – PETRÓPOLIS

– Condomínio Shopping ABC / Rua: Tereza, 1515 – Alto da Serra

22ª CIRETRAN – RIO BONITO

– Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, nº 39

Fonte: Governo do Estado

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.