Os moradores do Alto do Alcobacinha receberam os técnicos do programa Defesa Civil na Sua Casa para vistorias preventivas nesta terça-feira (10.09). Os técnicos realizaram 14 atendimentos na localidade, e a partir de agora, o relatório com os atendimentos do bairro será encaminhado para as pastas e órgãos responsáveis. A iniciativa da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias tem a finalidade de trabalhar antecipadamente nos bairros, atendendo a população durante o período de estiagem.

Os técnicos também realizaram uma ação de orientação aos moradores sobre os riscos de deslizamentos, preservação das fontes de águas, construções irregulares entre outros. Segundo a presidente da Associação de Moradores, Luciana Maria Machado, o trabalho de prevenção é fundamental não apenas para o Alcobacinha, mas para a toda a cidade.

“O nosso bairro tem um histórico com barreiras. Existe uma preocupação dos moradores no verão. Dessa forma, agindo preventivamente podemos evitar tragédias e salvar vidas”, disse a presidente. “O nosso foco é justamente prevenir os desastres de origem natural”, reforçou o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato, que liderou as equipes nas vistorias realizadas.

Ainda segundo Luciana, o trabalho de orientação, com a entrega de cartilhas, é fundamental para o bairro. “Essa troca de informação com pessoas formadas, preparadas, ajuda a todos os moradores. Conseguimos mostrar para os técnicos todas as nossas necessidades e isso é muito importante para o bairro, principalmente, quando começarem as chuvas”, completou.

O Defesa Civil na Sua Casa foi realizado nas comunidades do Alemão e do Neylor, Siméria, Duarte da Silveira, Vila Operária em Cascatinha, João Xavier, Bairro da Glória e Nova Cascatinha. São cerca de 100 atendimentos previamente realizados somando esses locais. “A nossa gestão prioriza a prevenção, trabalhando sempre de forma antecipada e organizada”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

Na atual gestão, a prefeitura criou planos de contingencia para as ameaças de inverno e de verão, além de realizar treinamentos com os moradores periodicamente. Um calendário está sendo elaborado pela Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias para atender as comunidades do município.

Os interessados em receber o programa no seu bairro podem ligar para o (24) 2246-9291 e agendar o atendimento dos técnicos da Defesa Civil.