Foto: Ketut Subiyanto

Cuidado! Novo SMS falso finge ser banco para roubar seus dados

O golpe, pode roubar todos os dados bancários da vítima apenas enviando um simples SMS.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O laboratório de segurança Kaspersky descobriu um novo crime cibernético em circulação no Brasil, que pode roubar todos os dados bancários da vítima apenas enviando um simples SMS.

A nova modalidade de ataque utiliza a tecnologia SMS Classe 0, uma mensagem de texto que ocupa toda a tela e, pelo formato pouco convencional, faz o usuário ser confundido pelo conteúdo. Criadas e decodificadas pelas operadoras para o envio de importantes avisos emergenciais, elas tem grande semelhança com as janelas pop-up de navegadores e podem ser descartadas logo quando forem fechadas.

Apesar disto, essa tecnologia também ajuda a apagar os rastros do golpe, além de gerar uma falsa credibilidade que pode levar o usuário a clicar em um link suspeito. Ainda segundo o laboratório de segurança Kaspersky, o phishing identificado no Brasil traz um falso alerta sobre um suposto bloqueio de conta bancária.

Esse tipo de cibercrime ainda parece em fases iniciais de desenvolvimento: no caso isolado, o usuário não consegue acessar o endereço sugerido, que provavelmente é a página de coleta das credenciais de acesso ao banco digital. É possível que formas futuras dessa tentativa de phishing sejam mais sofisticadas e bem sucedidas.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.