O maior número de vítimas de golpes em redes sociais são os adolescentes e as crianças. As artimanhas são muitas, desde vírus que controlam o navegador do usuário à promessa de recursos que as redes sociais não contemplam. As crianças não têm a malícia ou a desconfiança sobre alguns conteúdos e ficam vulneráveis a ações diversas dos hackers e bandidos.

Uma imagem que está sendo compartilhada nas redes sociais tem assustado pais e responsáveis. Ela é uma maneira audaciosa dos criminosos que, ao invés de invadir computadores, alicia as crianças a praticarem crimes contra seus próprios pais.

A imagem que está sendo compartilhada parece inocente, pois ilustra com destaque a “Turma da Mônica”, dos quadrinhos e dos desenhos criados pelo Mauricio de Souza. O que chama a atenção é o contexto em que ela se encontra. Trata-se de um convite para que a criança faça parte da turminha e dita as regras para que isso seja possível.

O texto que acompanha a arte é o que mais chama a atenção: “A Turma da Mônica está procurando um novo amigo! Quer fazer parte da turminha? Tudo o que você tem que fazer é comentar: 1) o número do cartão de crédito da mamãe; 2) os 3 numerozinhos atrás; 3) a data da expiração”.