Corpo de Bombeiros RJ realiza Semana de Prevenção

Serão disponibilizados para a população ciclos de palestras e ensinamentos que podem salvar vidas e influenciar diretamente na redução de acidentes.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Com o objetivo de disseminar para o público externo conhecimentos básicos sobre os riscos de incêndios e formas de prevenção, além de oferecer orientações para casos de emergência, incluindo primeiros-socorros, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) promove, on-line, entre os dias 02 e 09 de julho, a Semana de Prevenção (SemPrev).

Serão disponibilizados para a população ciclos de palestras e ensinamentos que podem salvar vidas e influenciar diretamente na redução de acidentes. Segundo o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, a participação de toda a população é importante, mas um dos pontos fundamentais é a adesão de profissionais como porteiros, zeladores e síndicos.

– A SemPrev vai abordar diversas situações de risco potencial para população e as medidas para mitigar seus efeitos e, se possível, evitá-los. Na programação também estão orientações sobre como minimizar as chances de acidentes domésticos e o que fazer para evitar inundações causadas pelas chuvas – destaca o comandante.

Para atender às normas de segurança necessárias devido à pandemia, a edição deste ano será ministrada na modalidade Ensino a Distância (EAD) e será 100% on-line. Para consolidar os conhecimentos entre os participantes serão distribuídas apostilas com as orientações dos profissionais do Corpo de Bombeiros.

 – Nosso objetivo é disseminar para o maior número de pessoas a cultura de prevenção com segurança.  É fundamental a participação da sociedade porque os conhecimentos adquiridos são úteis para todos e influenciam diretamente na redução de riscos em geral – completa  Leandro Monteiro.

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 02 de julho. Os interessados devem acessar o site da corporação (http://semprev.cbmerj.rj.gov.br/), e preencher o cadastro. É preciso ser residente no território fluminense e ter 18 anos completos. As vagas são gratuitas e limitadas. Ao final do curso, o certificado será emitido no ambiente virtual pelo próprio participante.

Semana de Prevenção – Instituída pelo Decreto Federal 35.309, de 02 de abril de 1954, que trata sobre a “necessidade de ser ensinada ao povo, pelos nossos bombeiros, a prática de medidas preventivas capazes de evitar a ocorrência de sinistros de proporções catastróficas”, e também pela Lei Estadual 5.883, de 2011, a SemPrev faz parte das comemorações do Dia do Bombeiro e, em 2021, marca o aniversário de 165 anos do CBMERJ

Fonte: CBMERJ

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.