Como a tecnologia vem ajudando em tempos de pandemia?

Com a pandemia instalada no Brasil, o isolamento social fez com que as pessoas mudassem comportamentos e ficassem exclusivamente em casa.

Com o surgimento do Coronavírus no mundo todo, a realidade das pessoas foi se transformando gradativamente. As relações, os negócios, os estudos e todas as outras áreas de nossas vidas foram impactadas pela decorrência do vírus.

Com a pandemia instalada no Brasil, o isolamento social fez com que as pessoas mudassem comportamentos e ficassem exclusivamente em casa. Com isso, novos hábitos de consumo, de relações e de trabalho surgiram.

A tecnologia serviu como facilitadora de todos os processos durante a pandemia, pois foi por meio dela que as pessoas conseguiram manter as relações sociais, trabalhar, estudar e até mesmo usufruir dos serviços essenciais como a alimentação.

Sobretudo, é impossível visualizar o ano de 2020 e não citar a aceleração da transformação digital e a importância da tecnologia na vida das pessoas. 

Como todo grande acontecimento, a pandemia trouxe mudanças que irão perdurar pro resto da vida e revolucionar os modelos de negócio e de consumo para sempre. As soluções tecnológicas foram para a pandemia do Coronavírus um modo de sobrevivência. 

Sem ela, o número de pessoas desempregadas e sem renda seriam drasticamente maiores, pois as relações interpessoais seriam escassas e os impactos na saúde mental seriam um problema ainda maior.

Já parou para pensar em quantas áreas a tecnologia nos ajudou e continua ajudando em tempos de crise? Neste post vamos te mostrar os principais impactos positivos das soluções tecnológicas e como ela é um fator importantíssimo durante a pandemia.

Tecnologia como principal aliada

A tecnologia se tornou a nossa maior e principal aliada durante a pandemia do Coronavírus. Foi por meio das plataformas digitais que conseguimos manter os estudos, trabalhar e manter o contato com a família e amigos.

A tecnologia ocupa hoje o lugar central de todas as nossas ações. Praticamente todas as atividades do dia a dia estão relacionadas a alguma solução tecnológica. Ela é utilizada para se locomover, se alimentar, se hospedar e se relacionar com outras pessoas.

Chamamos o Uber, alugamos estadias no AirBnB, pedimos um Ifood, fazemos uma vídeo chamada, conversamos no Whatsapp a maior parte do dia, dentre várias outras ações que foram naturalizadas e intensificadas durante a pandemia.

A importância da tecnologia vai muito além da pandemia e se estende há muitos anos. Os aplicativos mudaram a vida das pessoas e hoje em dia é possível fazer quase tudo dentro de casa. Sem precisar ir ao banco, sem precisar ir à farmácia e principalmente sem precisar gastar muito tempo do seu dia.

Tudo isso reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas e na praticidade do seu dia a dia. Além disso, é cada vez mais evidente o papel social da tecnologia também como uma ferramenta de conscientização e educação.

As mídias sociais foram importantes meios de informação durante a pandemia, de troca de informações e alcance para causas relevantes.

Impacto nos negócios

O impacto positivo da tecnologia para os negócios durante a pandemia é incontestável. A maioria das empresas e marcas apostaram todas suas fichas no e-commerce e nas redes sociais como uma forma de sobrevivência no mercado.

Empresas que eram exclusivamente físicas adentraram no mercado digital e registraram seu domínio na web. Até mesmo os pequenos negócios tiveram seu momento de maior alcance e visibilidade com a internet e o aumento do consumo de produtos e conteúdo online pelas pessoas.

O que antes da pandemia era visto como um elemento complementar, hoje se tornou um fator essencial para os negócios. O uso da tecnologia e da internet se tornou a única forma de manter o relacionamento com os clientes e sustentar as vendas.

Com os serviços de hospedagem e domínio cada vez mais acessíveis, as lojas online e o e-commerce em geral ganharam muitos novos adeptos e se tornaram uma das formas de consumo mais utilizadas pelas pessoas durante a pandemia.

Para criar uma loja online hoje é necessário contratar serviços de hospedagem e registrar um domínio na web, em alguns casos esses pacotes ainda possuem domínio grátis.

Ou seja, o baixo custo dessas plataformas e as circunstâncias durante a crise do Coronavírus influenciaram muito para o aumento do mercado digital.  

Comunicação

As relações interpessoais foram sem dúvidas o fator mais impactado pela pandemia de 2020. Com a necessidade do distanciamento social, as pessoas tiveram que se isolar em casa sem poder ter contato físico com familiares e amigos.

A tecnologia entra novamente como a principal facilitadora dessas relações, com as videochamadas e as redes sociais. A comunicação só se fez possível durante a pandemia por meio da internet, com as ferramentas do Whatsapp e redes sociais como o Instagram e Facebook.

Já imaginou como seria o distanciamento social sem a internet? Um dos principais impactos negativos do isolamento foi o aumento dos casos de ansiedade e depressão.

A comunicação com outras pessoas e as relações interpessoais são fatores importantes para a saúde mental e um dos elementos cruciais no tratamento de transtornos mentais.

Além disso, as videochamadas também foram a ferramenta utilizada para o atendimento psicológico online. 

A tecnologia serviu como uma forma de manter as pessoas próximas, garantiu a interação social mesmo com o distanciamento e possibilitou a continuidade dos tratamentos psicológicos.

Home Office

Com o fechamento do comércio e a impossibilidade do trabalho presencial nas empresas, os gestores apostam no trabalho em casa como uma medida de manter a movimentação dos negócios e a equipe de colaboradores.

De acordo com dados coletados pela Fundação Instituto de Administração (FIA) em abril de 2020, 46% das empresas adotaram o trabalho em casa como estratégia durante a pandemia. Hoje esse número deve ser ainda maior, com a chegada da segunda onda do vírus em 2021.

O Home Office só foi possível por meio das plataformas workplace e a internet. A tecnologia possibilitou a continuidade do trabalho corporativo em casa e evitou possíveis demissões em massa, visto que o Home Office foi uma forma de manter os colaboradores exercendo suas funções.

Educação na quarentena

O ensino remoto e os cursos EAD foram o grande destaque na área da educação durante a pandemia. O que antes era visto com pouca credibilidade pela maioria da população, se tornou a única forma de aprendizado durante o isolamento social.

As faculdades presenciais tiveram que aderir às salas virtuais em plataformas como o Google Meet e o Zoom como uma alternativa de não interromper as aulas.

As escolas em geral também usaram as plataformas digitais para dar continuidade ao ano letivo e não prejudicar os alunos. Os cursos online aumentaram e as pessoas precisaram se adaptar a novas formas de aprendizado na internet.

A tecnologia foi o motor que viabilizou a educação durante a pandemia e manteve as pessoas estudando diretamente de casa. Diante de tantos desafios, manter a educação ativa durante a pandemia foi uma das grandes contribuições da tecnologia.

Alimentação e Delivery

Uma das maiores preocupações das pessoas isoladas em casa é em relação à alimentação. Com o lockdown estabelecido na maioria das cidades, a principal forma de obter produtos essenciais foi por meio da internet e do delivery.

Devido às restrições de circulação e com os estabelecimentos fechados, o serviço de entrega aumentou expressivamente durante a pandemia. Aplicativos como o Ifood, Rappi e UberEats serviram como uma salvação para a maioria das pessoas.

A tecnologia possibilitou que as pessoas continuassem a usufruir de experiências gastronômicas sem sair de casa, além de aumentar a demanda de trabalho no segmento de delivery.

Conclusão

Como é possível perceber, sem a internet a pandemia certamente teria causado estragos e impactos negativos ainda maiores na sociedade. Foi por meio da tecnologia que conseguimos manter ainda um resquício da normalidade no dia a dia.

O setor de tecnologia há muitos anos vem oferecendo soluções para problemas antigos e atuais. Com a pandemia do Coronavírus isso só evidenciou ainda mais e acelerou a transformação digital de forma significativa. Por fim, é importante ter consciência do grande papel da tecnologia em nossas vidas e como ela é importante não só durante momentos de crise, mas também para o desenvolvimento social e sustentável.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também