A startup espanhola NovaMeat anunciou este mês que está em negociação para que o seu bife vegano impresso em 3D seja oferecido em restaurantes este ano. Criado a partir de uma combinação de proteínas de ervilha, arroz e algas, a versão 2.0 do produto replica a aparência e textura da carne.

O CEO da NovaMeat, Giuseppe Scionti declarou ainda que eles pretendem ir além, criando também imitações cada vez mais realistas de carne bovina, salmão e carne de porco. A intenção é oferecer produtos que desestimulem o consumo de alimentos de origem animal.

“Para atender a crescente demanda por carnes à base de plantas mais sustentáveis, precisamos oferecer o sabor, textura e aparência que os consumidores de carne desejam”, declarou Scionti ao FoodNavigator.

Segundo o CEO, a vantagem da impressão em 3D é que o sistema fornece um método mais flexível e ajustável de produção de carne à base de plantas – com uma grande possibilidade de criação de texturas a partir de uma ampla variedade de ingredientes.

Em 2021, a NovaMeat deve inaugurar uma indústria com uma nova máquina de microextrusão que permita produzir grandes quantidades de carne vegana. A intenção também é licenciar a tecnologia para fornecer seus produtos para empresas que queiram revendê-los sob suas próprias marcas.

Fonte: ANDA

Crédito da foto: Divulgação