Erasmo Salomão / ASCOM Ministério da Saúde

Banco de Sangue do INCA precisa de doações

Agendamentos podem ser feitos através dos telefones: (21) 3207-1021 ou (21) 3207-1580 entre 8h e 15h.

Diante da necessidade de manter os estoques e a rede abastecida de sangue, o Ministério da Saúde orienta à população que as doações de sangue devem continuar acontecendo neste momento em que o país registra casos e óbitos por coronavírus. Pessoas com anemias crônicas, acidentes que causam hemorragias, complicações decorrentes da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves, continuam ocorrendo. Ou seja, o consumo de sangue é diário e contínuo.

O banco de sangue do Instituto Nacional do Câncer – INCA é um dos que sofre nesta quarentena e a instituição pede sua ajuda para melhorar o estoque deste material que salva vidas.

Quem desejar doar pode se dirigir diretamente ao hospital, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30, e sábado das 8h às 12h. O INCA fica na Praça Cruz Vermelha, 23, no 2º andar, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Agendamentos podem ser feitos através dos telefones: (21) 3207-1021 ou (21) 3207-1580 entre 8h e 15h.

Além do sangue, interessados também podem doar plaquetas, medula óssea, alimentos, bens (novos ou usados); ou ainda através de doação de serviços, pagos pelo doador ou executados voluntariamente.

As pessoas interessadas em doar alimentos, brinquedos, roupas e serviços devem procurar o INCAvoluntário.

No caso prestação de serviços de assistência espiritual, o doador deve procurar o Núcleo de Assistência Voluntária Espiritual – Nave.

 

Para doar sangue, plaquetas ou medula óssea

Sangue: para doar sangue não é necessário agendamento prévio. Basta comparecer ao Serviço de Hemoterapia, na Praça Cruz Vermelha, 23 – 2º andar – Centro, Rio de Janeiro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30, e aos sábados, das 8h às 12h; além de ler atentamente e seguir as orientações.

Plaquetas: atuam na coagulação sanguínea e são fundamentais para o tratamento dos pacientes que apresentem deficiência de plaquetas causada por transplante de medula, pela ação da quimioterapia ou por terem sofrido alguma intervenção cirúrgica, por exemplo. Para doar plaquetas é necessário agendar a doação pelo telefone: 3207-1064. A doação pode ser feita de segunda a sexta das 8h às 17h30, e sábado das 8h às 12h, no Serviço de Hemoterapia na Praça Cruz Vermelha, 23 – 2º andar – Centro, Rio de Janeiro. Orientações.

Medula Óssea: qualquer pessoa em bom estado de saúde, entre 18 e 54 anos de idade, pode doar e não é necessário agendamento. Basta comparecer ao Serviço de Hemoterapia, na Praça Cruz Vermelha, 23 2º andar – Centro, Rio de Janeiro, de segunda a sexta, das 8h às 14h30. Não é necessário agendamento. Orientações.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também