Anemia: Conheça os principais alimentos que ajudam a prevenir a doença

O problema que provoca desânimo e cansaço constantes, pode ser controlado com a alimentação

A anemia é o nome popular de uma série de condições caracterizadas pela deficiência na concentração de hemoglobina, elemento do sangue que tem a função de transportar oxigênio do pulmão para as células do organismo, na produção de hemácias ou de glóbulos vermelhos. A queda na hemoglobina tem como consequência um enfraquecimento geral na performance do corpo e gera cansaço, fraqueza, raciocínio lento, tontura, falta de ar e indisposição. A boa notícia é que o problema pode ser tratado com medicamentos, reposição de ferro e ajustes na alimentação. A hematologista Dr.ª Indianara Brandão explica que a deficiência de ferro é uma das principais causas da anemia e é secundária à perda de sangue ou à sua má absorção. “Parasitoses intestinais, úlcera, câncer no trato gastrointestinal, gestação, cirurgia bariátrica, doença celíaca ou fluxo menstrual aumentado, são alguns fatores deste tipo de anemia. Investigar a causa é muito importante para determinar o tratamento mais adequado”.

Em relação aos alimentos, os mais indicados para combater a anemia são os rico em ferro, como fígado, carne vermelha e feijão. Consumir alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão ou morango, também pode ajudar a amenizar o problema, uma vez que a vitamina melhora a absorção do ferro pelo organismo. “Incluir esses alimentos na dieta pode garantir a quantidade de ferro necessária no corpo, aumentando os níveis de hemoglobina no sangue. Entretanto, saber o tipo de anemia e sua causa é fundamental para o sucesso do tratamento. Ou seja, é preciso consultar um médico”, pondera a especialista que é adepta do modelo de medicina integral.

Veja os 7 alimentos mais indicados para combater a anemia:

Carnes vermelhas – contêm grande quantidade de ferro e vitamina B12 e, por isso, devem ser consumidas, de duas a três vezes na semana. É uma boa fonte de proteína animal.

Vegetais escuros – salsa, espinafre ou rúcula, além de serem ricos em ferro, também são fontes de cálcio, vitaminas, betacaroteno e fibras, ótimos para manter o equilíbrio do organismo. Também podem integrar o preparo de sopas.

Beterraba – devido ao alto teor de ferro, a beterraba é uma ótima opção para combater a anemia. Uma boa forma de utilizá-la é misturada em saladas ou em sucos, que devem ser ingeridos diariamente.

Feijão preto – o alimento é rico em ferro mas, para melhorar sua absorção, é importante acompanhar a refeição com sucos de frutas cítricas. A vitamina C melhora a absorção do ferro.

Frutas ricas em vitamina C – laranja, limão, tangerina, morango, abacaxi, acerola, caju, maracujá, romã ou mamão são ricas em vitamina C e potencializam a absorção do ferro.

Rins, fígado ou coração de galinha – essas partes específicas das carnes também possuem grande concentração de ferro e vitamina B12. Grelhados ou cozidos podem ser incluídos na alimentação.

Pão de cevada e pão integral – contém alto teor de ferro, por isso, pessoas que têm anemia devem substituir o pão branco por essas opções.

 

Sobre Dra. Indianara Brandão
A Dr.ª Indianara Brandão é formada em clínica médica pela Faculdade de Valença (RJ) e hematologia pela Faculdade de Medicina do ABC. O foco de sua atuação é a medicina integrativa, que visa atender as necessidades de cada pessoa de acordo com suas particularidades individuais, cuidando do paciente e não da doença em si, promovendo a saúde. Faz uso do modelo de atendimento funcional, com abordagem no histórico genético e de estilo de vida, que podem comprometer a saúde a longo prazo, e no tratamento de doenças crônicas, por meio de anamnese minuciosa, adaptando um plano abrangente de todas as necessidades em busca de uma vida saudável.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também