O Governo do Estado está autorizado a implantar o programa Segurança Presente em todos os municípios do Estado do Rio. A determinação é do projeto de lei 48/19, do deputado Rosenverg Reis (MDB), aprovado em segunda discussão pela Assembleia Legislativa nesta terça-feira (08). O texto segue para sanção ou veto do governador Wilson Witzel (PSC).

“É notório que falta segurança nas ruas e este programa tem trazido resultados onde já foi implementado. Já autorizar o governo a ampliá-lo em todos os municípios vai facilitar o processo. Será um ganho enorme para a população, que tem mudado tanto seus hábitos por medo”, afirmou Rosenverg.

O programa
O Segurança Presente foi lançado em dezembro de 2015 no Méier, na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Aterro do Flamengo. Entre 2015 e 2019, ocorreram mais de 13 mil prisões em flagrante, sendo 1.089 referentes a furtos, quase seis mil por posse e uso de drogas e cerca de mil por roubos. Atualmente, o programa já foi expandido para outros bairros, como o Centro, a Lapa e Laranjeiras. O Governo do Estado também já anunciou a ampliação do programa até o final desse ano.

Fonte: Alerj