Foto: Reprodução da internet

Agora é lei: Escadas e esteiras rolantes deverão ter placas de sentido em braile

A placa deverá ser colocada do lado direito das escadas ou esteiras rolantes.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Deficientes visuais poderão contar com placas em braile que indiquem o sentido de funcionamento de escadas e esteiras rolantes em todo o estado. É o que determina a Lei 9.228/21, do deputado Rosenverg Reis (MDB), sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro, e publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26/03).

Estabelecimentos comerciais, como shoppings, galerias, lojas, cinemas, entre outros, bem como as estações de todos os modais de transporte público do estado serão obrigados a instalar a sinalização em braile. A placa deverá ser colocada do lado direito das escadas ou esteiras rolantes.

Deputado Rosenverg Reis (MDB) / Foto: Divulgação

“A implementação da lei vai facilitar o deslocamento de pessoas cegas ou com baixa visão. O Brasil possui 1,2 milhão de pessoas nessas condições, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, e a falta de acessibilidade ainda é um grande problema para elas”, comentou Rosenverg.

Os estabelecimentos que descumprirem a regra estarão sujeitos a sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor, e a multa pode ser dobrada em caso de reincidência.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.