Abertas inscrições para curso de justiça restaurativa voltado para rede municipal

Já estão abertas as inscrições para o curso online de justiça restaurativa “Construindo Comunidades Escolares Restaurativas”, uma parceria entre o Petrópolis da Paz e a plataforma Círculos em Movimento. O curso, que é gratuito, é voltado para profissionais da rede municipal de ensino, para aplicação dentro das escolas. Interessados devem se inscrever no link: https://forms.gle/esybH9oe6x2M7Gm79.

O curso é um convite para quem deseja conhecer melhor os círculos de construção de paz, baseado no Manual Círculos em Movimento – Construindo uma Comunidade Escolar Restaurativa, das autoras Kay Pranis e Carolyn Boyes Watson. São 12 vídeos exclusivos das autoras comentando o conteúdo.

“É para que os professores utilizem mais essa ferramenta contra a violência, agressão, ou seja, tudo o que causa a dificuldade de hoje para eles darem aula. Tanto a mediação quanto a justiça restaurativa funciona primeiro na gente pra depois aplicarmos no outro. É assim que a gente pretende quebrar esse paradigma e criar uma nova forma de olhar pro outro, de ter empatia, respeito, aceitar a raiva – que é legítima – no outro. É uma nova forma de olhar pro outro”, explica a coordenadora do Petrópolis da Paz, Elsie Elen Carvalho.

Ainda segundo ela, o quão bem os participantes conseguem estar juntos impacta em todos os aspectos de sucesso da escola. O Círculo é uma ferramenta poderosa para a função básica da comunidade na definição de como estar juntos, o que inclui construção de relacionamentos, estabelecimento de normas e o trabalho com as diferenças

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também