11ª Mostra de Teatro de Petrópolis realiza oficinas com profissionais de renome do teatro

Os interessados podem se inscrever para as duas oficinas, já que ocorrerão em datas diferentes.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

As oficinas estão entre as atrações da 11ª Mostra de Teatro de Petrópolis. a Atriz Ilea Ferraz, que também é uma das juradas, estará com a oficina “Interpretação”, nos dias 20 e 21, às 20h e nos dias 27 e 28 de março, das 10h às 12h. Já o diretor Paulo de Moraes ministrará a oficina “O Processo de criação”, nos dias 22, 24 e 26 de março, sempre às 20h. As inscrições para as duas oficinas gratuitas já podem ser feitas pelo e-mail informacoes@mostrateatropetropolis.com.br,  informando:  nome, idade, telefone e e-mail para contato e a resumo da experiência em teatro. A realização do evento é possível por meio de recursos obtidos pelos governos Federal e do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

Os interessados podem se inscrever para as duas oficinas, já que ocorrerão em datas diferentes. Pelo site do evento (www.mostrateatropetropolis.como.br), também é possível obter as informações sobre a atividade.  As oficinas serão realizadas virtualmente pela plataforma Zoom. Os inscritos irão receber por e-mail, o link de acesso as aulas que terão duração de duas horas em cada dia. Paulo de Moraes vai abordar tudo que se refere ao processo de criação no teatro e todos os alunos ainda receberão links para assistir aos espetáculos da Armazém Companhia de Teatro, que serão base para os debates na oficina. Esta oficina é voltada para profissionais de Artes Cênicas: atores, diretores, cenógrafos, pesquisadores e todos que tiverem interessados em conhecer um pouco mais do método do diretor.

Nos três dias de encontro, haverá debate sobre o processo de montagem de espetáculos importantes da trajetória de Paulo de Moraes. “A partir da exibição das cenas destes espetáculos, vamos estabelecer uma discussão sobre os assuntos relativos às peças como texto, direção, estética (cenografia, figurino, música e iluminação), atuação, pesquisa e estruturas narrativas”, pontua o diretor, destacando que a proposta do curso é que através do conhecimento das particularidades do processo criativo do artista, possa se pensar novos modos de criação para o momento atual.

Com a atriz Ilea Ferraz, os profissionais de teatro e quem mais tiver interesse pelo assunto, poderão participar da oficina de “Interpretação”.  Os alunos terão oportunidade de trocar experiências com esta artista, que pode ser considerada multimídia: atua, canta, dirige, escreve, produz, ilustra, cria e executa projetos cenográficos. Foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro, na categoria melhor atriz com o espetáculo “ Nunca Pensei Que ia Ver Esse Dia”. Participou de importantes festivais de teatro na Europa com o espetáculo “O País dos Elefantes” e apresentou-se em Angola (Luanda e Benguela), com o espetáculo “O Cheiro da Feijoada”.

“A oficina será constituída de jogos dramáticos e  exercícios de improvisações, a oficina pretende ainda  recriar e ensaiar uma  fábula universal que deverá refletir  preferencialmente  sobre  a realidade brasileira e a pandemia mundial”, destacou a atriz, que tem entre seus principais trabalhos na TV, as novelas e minisséries: “Xica da Silva” (Manchete), “A Padroeira” (Rede Globo), “Pacto de Sangue” (Rede Globo), “Tenda dos Milagres” (Rede Globo), “A Turma do Perere” (TV Brasil), entre outros.

Oficinas

O Processo de criação – Paulo de Moraes

Dias: 16, 18, 23 e 25/3, às 20h

Interpretação – Ilea Ferraz

Dias: 20 e 21, às 20h e nos dias 27 e 28 de março, das 10h às 12h.

Inscrições: informacoes@mostrateatropetropolis.com.br, com nome, idade, telefone e e-mail para contato e a resumo da experiência em teatro.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.